Ministério Pastoral

MINISTÉRIO PASTORAL

Propósito da Igreja de Jesus pautados pelo Ministério Pastoral

Marcos e Jacilene Bittencourt

Pastor Presidente

Qual será a razão da existência da Igreja de Jesus Cristo desde que o ser humano se tornou pecador e escravo do pecado e das hostes malignas, fadado à morte física, espiritual e eterna? 

O Novo Testamento faz muitas afirmações sobre a razão de ser da Igreja. Por exemplo, sabemos que a Igreja de Jesus coopera para transportar a pessoa do reino das trevas para o Reino do filho do seu amor (Colossenses 1:13), apresentando “todo homem perfeito a Cristo” (Colossenses 1:28). Nosso ministério enquanto igreja é o ministério da Reconciliação, conforme explicitado pelo apóstolo Paulo em II Coríntios 5:18, posto que Deusnos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos
deu o ministério da reconciliação”
. É preciso resgatar aquela imagem e semelhança de Deus maculada no Éden com o pecado original “até que todos cheguemos a unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem
perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”
(
Efésios 4:13). Esse é o alvo. 

Mas o que fazer para atingir esse alvo? 

Proponho aqui refletirmos, com base em Atos 2:37-47 sobre valores bíblicos, verdadeiros propósitos sem os quais, o alvo não será atingido. São cinco os propósitos da Igreja de Jesus Cristo:

PROCLAMAÇÃO (kerigma)

Levar a Boa-Nova aos perdidos através da evangelização e missões.

“E com muitas outras palavras dava testemunho… acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos”. (vv 40,47)

ADORAÇÃO (doxa)

Fazer com que a pessoa exalte, tema e adore ao Senhor por tudo aquilo que Ele é.

“Perseveravam… louvando a Deus e caindo na graça do povo”(vv 42, 43, 47)

COMUNHÃO (koinonia)

Uma nova comunidade formada por pecadores arrependidos e convertidos que se encorajam e vivem na graça da mutualidade (“uns aos outros”).

“Perseveravam no partir do pão….de sorte que foram batizados… e perseveravam na comunhão… todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum… e perseveravam unânimes”. (vv 41, 42, 44, 46)

ENSINO (didakê)

Discipulado e ensino da palavra com vistas à maturidade cristã.

“Perseveravam na doutrina dos apóstolos”. (vv 42)

SERVIÇO (diakonia)

Ministrar de acordo com os dons recebidos do Senhor, servindo ao próximo, visando a edificação do corpo de Cristo, sinal evidente de maturidade cristã.

“…e repartiam com todos seguindo a necessidade de cada um…” (vv45)