A influencia do cristão: sal e luz

Pr. Marcos Bittencourt - PGM

Texto bíblico: Mateus 5:13-16

Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.
Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”.

Temos visto até agora no estudo do Sermão do Monte que Mateus 5:1-12, cujo conteúdo é o das bem-aventuranças, descreve o caráter do cristão. Já o conteúdo de Mateus 5:13-16 vai falar sobre a influência do cristão no mundo. Para isso, Jesus serviu-se de duas metáforas domesticas: sal e luz. Sabemos que os lares mais simples da Palestina tinham, no mínimo, sal e lamparina de óleo.

Por que Jesus fez uso dessas metáforas? Primeiro, vajamos o sal, cuja propriedade atual é mais de condimento, mas na época de Jesus servia para conservar a integridade do alimento, como temos ainda hoje no nordeste do Brasil em lares desprovidos de geladeiras e energia elétrica: carne de jabá, carne de sertão, carne de sol, etc. O sal do tempo de Jesus vinha de pântanos salgados e também do mar morto: era um pó branco (não refinado) que, embora tivesse cloreto de sódio tinha outras impurezas. Ou seja, o cloreto de sódio nesse sal era o elemento mais solúvel. Mas o resíduo que ficava nem gosto tinha, nem conservava nada. Era um pó de chão.

A outra metáfora, a da lâmpada de óleo, aponta para o caráter de iluminação da casa em meio às trevas da noite. A lamparina, uma vez acessa, não pode ser colocada debaixo de um cesto (alqueire) mas numa parte alta da casa para que ilumine toda a casa.

Essas duas metáforas apontam para a natureza da influência que o cristão deve ser e ter. Jesus estabelece dois mundos, um do influenciado e outro do influenciador. Há aqui uma clara distinção entre ” igreja E mundo” com a síntese “igreja NO mundo” (sal DA terra e luz DO mundo). Percebe então que na visão de Jesus o mundo é carente, desprovido de sal e de luz.

Não basta sermos sal da terra. É preciso ter salinidade para que possamos dar sabor e conservar, evitar o apodrecimento, termos influencia no mundo. Essa salinidade é, sem dúvidas, o conjunto de características descritas na sessão anterior de Mateus 5:13-16 (as bem-aventuranças). Não precisamos fazer esforço para salgar o mundo com o bom sal. Precisamos apenas viver s bem-aventuranças, viver a lei de Jesus.

PROVOCAÇÕES pensereflitaaplique

No texto de Marcos 9:50 Jesus fala que: “O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros”. Em Mateus 5:13 afirma que: “…se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para mais nada presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens”.

De que forma, você acha que podemos ser insípidos enquanto “sal”?

Leia o verso 15 e reflita sobre a luz que brilha em lugar alto.

O que pode significar isso para nossa vida hoje em sociedade?

Leia o verso16 e responda:

Qual é o principal objetivo de sermos luz do mundo?

Oração para hoje

Senhor, que nós sejamos responsáveis com a Palavra que o Senhor a nós confiou, a saber, a tarefa de sermos sal da terra e luz do mundo. Que não deixemos de buscar a tua vontade para refletirmos a face de Jesus ao mundo, para que o mundo creia no teu filho amado e glorifique o seu santo nome. Assim oramos em nome de Jesus. Amém!

Similar Posts

Deixe um comentário