|

Iludiste-me, Senhor!!!

Pr. Marcos Bittencourt

Texto bíblico: Jeremias 20:1-9

Quando o sacerdote Pasur, filho de Imer, o mais alto funcionário do templo do Senhor, ouviu Jeremias profetizando essas coisas,
mandou espancar o profeta e prendê-lo no tronco, que havia junto à porta Superior de Benjamim, no templo do Senhor.
Na manhã seguinte, quando Pasur mandou soltá-lo do tronco, Jeremias lhe disse: “O Senhor já não o chama Pasur, e sim Magor-Missabibe.
Pois assim diz o Senhor: ‘Farei de você um terror para si mesmo e para todos os seus amigos: você verá com os próprios olhos quando eles forem mortos pela espada dos seus inimigos. Entregarei todo o povo de Judá nas mãos do rei da Babilônia, que os levará para a Babilônia e os matará à espada.
Eu entregarei nas mãos dos seus inimigos toda a riqueza desta cidade: toda a sua produção, todos os seus bens de valor e todos os tesouros dos reis de Judá. Levarão tudo como despojo para a Babilônia.
E você, Pasur, e todos os que vivem em sua casa irão para o exílio, para a Babilônia. Lá vocês morrerão e serão sepultados, você e todos os seus amigos a quem você tem profetizado mentiras’ “.
Senhor, tu me enganaste, e eu fui enganado; foste mais forte do que eu e prevaleceste. Sou ridicularizado o dia inteiro; todos zombam de mim.
Sempre que falo, é para gritar que há violência e destruição. Por isso a palavra do Senhor trouxe-me insulto e censura o tempo todo.
Mas, se eu digo: “Não o mencionarei nem mais falarei em seu nome”, é como se um fogo ardesse em meu coração, um fogo dentro de mim. Estou exausto tentando contê-lo; já não posso mais!

Orientações para edificação no PGM

A época era por volta de 600 a.C. O local: Jerusalém, capital do reino do Sul. O rei: Joaquim. O profeta: Jeremias. O assunto nas conversas dos israelitas do sul (Judá) era o império babilônico que cada vez mais se agigantava diante do povo de Israel, com a promessa de invasão de seu país. Paralelamente, o profeta Jeremias pregava duros sermões contra a religião israelita, contra os governantes e contra a falsa espiritualidade centrada na valorização física do templo. Um desses sermões ele pregou na porta do templo e, de forma irônica, sugeriu que os israelitas transformassem seus sacrifícios em um bom churrasco (Capítulo 7) pois eram uma coisa dentro do templo e viviam uma vida devassa e idólatra fora dele.

Em função de suas duras mensagens, Jeremias foi perseguido várias vezes. Numa delas foi espancado e amarrado num tronco por ordem de Pasur, sacerdote filho de Imer (um importante chefe de sacerdotes). Foi nesse contexto que Jeremias produziu uma de suas mais tocantes
profecias, a qual até hoje tem servido para revelar o dilema e o humano que existem naqueles que obedecem ao chamado de Deus para serem seus arautos e anunciadores da Santa Palavra. Com base no texto do capítulo 20:1-9, meditaremos em algumas lições possíveis de serem tiradas. E o faremos através de algumas questões. 

Provocações para lerrefletiraplicarcompartilhar

Com base nos versos 1-2, que reflexão pode ser feita sobre as consequências de falar a verdade quando o assunto mexe com esquemas poderosos (rei, monarquia, templo, sacerdotes, etc.)?

Lendo os versos 7-8, o que é possível notar sobre a psiquê do profeta, ou seja, sua alma, seus pensamentos, seus sentimentos em virtude das consequências da escolha que fez? 

No campo da subjetividade humana, é até possível que o cristão, sendo ele um líder, chegue a querer pular do barco (v.9 a). Entretanto, o que deve medir a sua fé? Só o sentimento ou pensamento? Só a ação? O sentimento mais a ação?

De acordo com o verso 11, o que pode trazer paz e fé ao cristão que enfrenta conflitos diante das dificuldades que enfrenta no Reino de Deus?

Similar Posts

Deixe um comentário