Chamados para a santificação

Roteiro para estudo bíblico nos PGM's

Texto bíbilico: Hebreus 12:7-16

É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?
Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.
Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos?
Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.
Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.
Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos; e fazei caminhos retos para os pés, para que não se extravie o que é manco; antes, seja curado.
Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados; nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura.

Nosso estudo hoje é sobre a Santificação, cujo tema faz parte da doutrina da salvação.
Aliás, desde o ano passado, temos visto através dos sermões pastorais algo sobre os cinco tempos da salvação:

  1. O crente foi salvo (ELEIÇÃO)
  2. O crente estava sendo salvo (JUSTIFICAÇÃO)
  3. O crente é salvo (REGENERAÇÂO)
  4. O crente está sendo salvo (SANTIFICAÇÃO)
  5. O crente será salvo plenamente (GLORIFICAÇÃO)

Portanto a santificação é parte da Salvação.     

A santificação ocupa posição de proeminência quando o assunto é a vontade de Deus para nossas vidas. Deve ser
priorizada, almejada e perseguida: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12:14). É algo
que deve ser buscado com firmeza de propósito, com determinação.

A santificação é o meio que Deus usa para conduzir Seus filhos pelos caminhos da fé, preparando-os para receber graça sobre
graça: “Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” ( Js 3.5). É um processo que começa com a REGENERAÇÃO, operado por Deus na vida daquele que foi regenerado, convertido e justificado. No processo da santificação o cristão é ensinado e moldado a viver cada vez mais para Cristo, numa vida de retidão conforme a vontade do Senhor.
Assim também a santificação o leva a morrer dia após dia para o pecado. Vivendo em santidade, o crente vence as tentações e as concupiscências de sua velha natureza.

     Com base no texto de Hebreus 12:7-16, quero fazer algumas provocações para um debate e estudo em torno da Palavra de Deus sobre a santificação como parte de nosso chamado para a Salvação!

 

PROVOCAÇÕES: EXORTAÇÃO À SANTIFICAÇÃO(Hb 12.12-17)

Muitas vezes o cristão na luta contra o pecado, percebendo que reincide em quedas diante das tentações, desanima. Outras vezes, a disciplina do Senhor quando pesa sobre nossas vidas pode nos trazer tristeza.  O que os versos 9-12 têm a falar sobre o assunto? (Não nos esqueçamos que Dignidade não é o mesmo que perfeição)


Vejamos o versículo 13, que diz: “Façam caminhos retos para os seus pés, para que o manco não se desvie, mas seja curado.” A exortação aqui é contra os descaminhos que conduzem à perdição. Eles são ameaça à vida espiritual.  O caminho que conduz à cidade eterna não tem atalhos ou desvios, é caminho reto por onde pode andar com segurança até mesmo “o manco”. “Existem ‘mancos’ entre as fileiras dos filhos de Deus. O tema aqui são os atalhos, caminhos à margem do caminho principal para se chegar mais rapidamente. Cite possíveis exemplos de atalhos dos tempos pós-modernos que pegamos, pensando que estamos fazendo a vontade de Deus.


Leiamos o verso 14:  “Procurem viver em paz com todos e busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Esforçar-se em prol da paz é dever de todos. Compartilhar com o próximo a paz que temos em Deus faz parte do processo da nossa santificação (cfRm 12.17-20). A paz que domina o coração do cristão deve, também, guiar o seu relacionamento interpessoal. “Aparta-te do mal e faça o bem, procura a paz e segue-a” (Sl 34.14). O texto aqui afirma que a santificação é algo a ser buscado, inclusive sob um amargo preço de não contemplarmos na glória futura, a face do Senhor. De que formas podemos buscar a santificação?


CONCLUSÃO

A santificação está no centro da vontade de Deus em todos os tempos, para todo aquele que crê (1Ts 4.3,7). É a própria transformação espiritual e moral que ocorre no salvo que o credencia como adorador e servo. E, conforme escreveu o apóstolo Paulo, é também objeto de promessa, e a fidelidade de Deus há de completá-la (Fp 1.6).

 

 

ORAÇÃO

“Bondoso Deus e Pai Santo! Nós te louvamos por tua Graça e Misericórdia, por tão grande salvação, de cujo processo vive também como Santo sobre nossas vidas! Nós te pedimos, Senhor, que venhamos a sermos aquilo para o qual nos escolhestes um dia, vasos de honra servindo a ti e ao próximo de acordo com a tua santa vontade. Que não deixemos de buscar a santificação pois sem ela não contemplaremos a tua face na glória futura. Livra-nos de sucumbirmos às tentações para que possamos viver a vida que Jesus nos deu, vida abundante para honra e glória do teu santo nome, amém!”

Similar Posts

Deixe um comentário